A Influência Alemã nas Cervejas e na Oktoberfest Brasileira

23 de outubro de 2023 | Por admin

Apesar da edição mais conhecida no Brasil ser em Blumenau, a festa teve início em outra cidade catarinense. Itapiranga, no extremo oeste catarinense, sediou a primeira Oktoberfest brasileira em 1978. Desde então, diversas outras cidades lançaram suas versões como Santa Cruz do Sul, Igrejinha e até cidades sem uma herança alemã destacada, como São Paulo (desde 2017) e Rio de Janeiro (desde 2018).


Oktoberfest Brasileira

Considerada a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest no Sul do país ocorreu pela primeira vez em 1984, durou nove dias, com mais de 100 mil pessoas prestigiando a festividade. Depois disso, os números crescem a cada ano e a festa gaúcha já atrai, em média, 500 mil pessoas por edição. Atualmente, a Oktoberfest dura 18 dias e sua programação inclui bandas típicas e apresentações folclóricas. Assim como na Alemanha, na festa há diversas barracas com comidas típicas alemãs acompanhadas de muito chopp.

Acompanhe alguns costumes e curiosidades

Bebida servida somente sentado

Uma regra na Oktoberfest, caso você nunca tenha ido, é que só pode ser servida cerveja para quem estiver sentado. Se você estiver em pé, os garçons não irão servi-la para você. Essa é uma regra que vem da festa original da Alemanha. Muitas pessoas costumam madrugar para conseguir um lugar em uma mesa e ficar por ali durante toda a festa. Esse é um detalhe bom porque, como a festa reúne milhares de pessoas por dia, evita que elas acabem se esbarrando e derrubando bebida umas nas outras por acidente.

Vestido à caráter ganha meia-entrada

Se for à caráter para a Oktoberfest, você garante o pagamento da meia entrada. Ou seja, os trajes não são apenas distração e diversão, mas também dão a possibilidade de se jogar nas músicas, danças e comidas. Mas não vale qualquer peça. É preciso que o cliente compareça com o conjunto completo das roupas.

Traje masculino:
 camisa longa ou curta com colarinho; calça social ou bermuda estilo lederhosen; meias até a altura do joelho; sapato social fechado; acessórios opcionais;

Traje feminino: blusa de manga longa ou curta; vestido ou saias até a altura do joelho; sapato social fechado; acessórios opcionais.

Trajes típicos não são obrigatórios

Uma das belezas da Oktoberfest certamente são as pessoas vestidas como na festa alemã, com roupas típicas e bem caracterizadas. No entanto, a vestimenta não é uma obrigatoriedade ou passaporte para poder participar. Se você não curte muito esse tipo de caracterização e deseja participar mesmo assim, saiba que é possível. A vestimenta é apenas uma homenagem e forma de manter a origem  da festa oficial, realizada na Alemanha.

Cardápio de comidas típicas

As comidas são de aguçar o paladar, há opções para todos os tipos e varia de cidade para cidade. Conheça algumas opções:

Com mais de 150 pratos tradicionais da Alemanha, como o bretzel, o goulash e o spätzle, que fazem sucesso, além dos salgados e doces regionais. Entre as possíveis opções de entrada, estão Würstchen mit Schwedischem Brot (mix de salsichas e linguiças aperitivas alemãs, acompanhadas de pão sueco), Currywurst (minis salsichas grelhadas, com molho Currywurst e acompanhadas de batatas fritas), e Gemischte Wurstplatte, os salsichões alemães grelhados com mostarda alemã escura e salada de repolho roxo cozida, acompanhados de torradinhas de erva em fatias. Já para o prato principal, você pode pedir o tradicional Eisbein mit Sauerkraut, joelho de porco com chucrute, acompanhado de maionese de batatas, purê de maça e mostarda alemã. E na sobremesa ou no café da tarde, não deixe de provar o strudel. É uma espécie de rocambole com a massa muito fina e recheado com maçã, canela e uva-passa (pode haver variações do recheio).

Concurso Fritz e Frida

O casal símbolo da festa, Fritz e Frida, inspiram nossos visitantes com seus típicos trajes. Os vencedores podem participar de um desfile oficial da festa em um dos carros temáticos e, dependendo do festival, o casal escolhido pode receber uma premiação.

Realeza da Oktoberfest

Em todas as edições do evento, é realizado um concurso para a escolha da Rainha e das Princesas da Oktoberfest. As candidatas usam trajes típicos e competem em quesitos como postura, beleza, simpatia, capacidade de comunicação e desenvoltura na passarela. As classificadas participam das principais ações de divulgação da festa.

Desfiles

A festa conta com desfiles, o que atrai ainda mais convidados e desperta o interesse do público presente. O objetivo é todo mundo ir trajado tal qual o casal símbolo da festa.

Recordes e competições

O maior recorde até hoje da Oktoberfest de Blumenau foi o consumo de 774 mil litros de cerveja, na edição de 1990. Uma das competições mais conhecidas da festa é a do chope em metro. Ela funciona da seguinte forma: a pessoa precisa beber uma tulipa de 600 ml sem babar ou tirar o copo da boca. Para facilitar, a bebida é sem álcool.

Cervejarias Brasileiras com Raízes Alemãs

A cultura cervejeira alemã encontrou seu lugar no coração do Brasil, enriquecendo a paisagem cervejeira e cultural do país. A paixão pela cerveja de qualidade, as festas cervejeiras animadas e as cervejarias com raízes alemãs são testemunhos da influência duradoura que a Alemanha deixou no Brasil.

O fato de os alemães terem instituído a Lei da Pureza, que exigia dos Bávaros a utilização de somente ingredientes de primeira qualidade (água pura, malte de trigo e ou cevada, lúpulo e levedura). Aliada aos processos cervejeiros muito cheios de cuidados, fez dessa escola a mais conhecida e admirada mundialmente.

Ela é uma inspiração para a Kremer Cervejaria que busca trazer o sabor de um chopp e, a partir de uma seleção rigorosa em suas matérias-primas nobres, controle de qualidade exigente e que respeita a  Lei Reinheitsgebot  ou  Lei da Pureza alemã . E foi assim que criamos nossas receitas, dentre elas o Chopp Kremer Pilsen. Clássico, o Chopp Pilsen possui coloração amarelo palha límpido, produzido com malte e lúpulo importado de alta qualidade.

Aproveite para garantir a sua Kremer sem sair de casa. São mais de 70 lojas em todo o Brasil. É só acessar o nosso site e descobrir a mais perto de você!

E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e nos seguir também no Instagram. É sempre bom lembrar que estamos também no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!

Deguste sua Kremer e até o próximo post!