Dicas infalíveis para você armazenar suas cervejas
Pode reparar, o que não falta por aí são dicas de como degustar suas cervejas artesanais, certo? Nós mesmos já compartilhamos algumas aqui no blog, será que você já leu? Um dos posts mais lidos reúne 5 dicas muito legais para organizar uma degustação em casa, vale a pena conferir.
Mas como estávamos falando, hoje o assunto é outro! Vamos dividir algumas dicas infalíveis para você conservar suas Cervejas Kremer e, claro, aproveitá-las muito mais.
Leia até o final, temos certeza que você vai se surpreender!
Para começar, armazene sua cerveja em pé
Será que você estava armazenando sua cerveja da forma errada? Essa é a nossa primeira dica e você já vai entender porque ela é uma das mais importantes. A explicação é simples! Ao armazenar sua cerveja em pé, o oxigênio presente na garrafa se concentra apenas na região do gargalo. Já na posição horizontal, uma maior quantidade de cerveja fica exposta ao oxigênio. Dessa forma, a bebida tem mais chances de oxidar, o que significa gosto e aroma que lembram a papelão molhado. Ninguém merece, não é?
Atenção, cerveja e calor não combinam!
Geralmente as cervejas não precisam ser armazenadas resfriadas, mas como estamos em um país tropical, temos altas temperaturas praticamente o ano inteiro. Então proteger sua cerveja do calor é essencial para que ela não sofra o processo de oxidação. Se a sua geladeira está com o espaço reduzido, guarde as garrafas em um lugar bastante arejado e com baixíssimas oscilações de temperatura.
Ah, e nada de congelar sua cerveja também!
Congelar a cerveja leva à perda da carbonatação, processo responsável por conservar a qualidade da bebida e proporcionar uma quantidade específica de gás carbônico. Sabe qual será o resultado? Muito provavelmente uma cerveja choca, ou seja, que perdeu o sabor, o gás e a identidade.
Além disso, cada tipo de cerveja tem uma temperatura ideal para armazenamento. As cervejas mais leves como as pilsen e lager, por exemplo, se dão muito bem nas temperaturas mais baixas, de- 2°C a -4°C, principalmente nos dias mais quentes.
Em linhas gerais, a temperatura ideal para regular sua cervejeira depende muito das condições externas.
Para os dias mais brandos (entre 18°C e 30°C), a temperatura de 0°C é uma boa pedida. Já para os dias mais quentes (30° C ou mais) e uma previsão de uso mais intenso (abertura várias vezes ao dia), você pode regular a temperatura entre -4°C / -2°C.
A luz também é uma inimiga da sua cerveja!
Além do calor, a luz (artificial ou não) também pode prejudicar sua cerveja. Inclusive, é por esse motivo que as garrafas em sua maioria possuem uma coloração âmbar. Ainda assim, a incidência de luz pode modificar o amargor da cerveja.
Esse processo pode acontecer porque o lúpulo, ingrediente responsável pelo amargor da bebida, é bastante sensível à luz. Se a cerveja ficar exposta aos raios solares ou iluminação artificial, reações químicas que liberam radicais livres podem acontecer, afetando diretamente o aroma e o sabor da bebida. Além de provocar outros problemas, como oxidação e envelhecimento da cerveja.
E para finalizar, lembre-se: não espere tempo demais por aquela ocasião especial para só então degustar sua Kremer. Aproveite os pequenos momentos em família!
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui os pontos principais para você conservar melhor essa bebida tão especial que é a cerveja, mas também queremos saber como é que você costuma armazenar aí na sua casa. Que tal contar pra gente? Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e nos siga também no Instagram.
É sempre bom lembrar que também estamos no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Para garantir sua Kremer sem sair de casa, é só acessar nossa loja online e fazer suas escolhas!
Cuide bem da sua Kremer e até o próximo post!