Diferença entre cerveja Lager e Ale


Diferença entre cerveja Lager e Ale

20 de janeiro de 2022 | Por admin

Às vezes você pode ficar confuso quando vê escrito no rótulo de uma cerveja, as palavras Lager ou Ale. As cervejas podem ser de dois tipos: Lagers e Ales; dependendo do seu tipo de fermentação. Neste artigo, vamos explicar a diferença para que você possa entender melhor porque as cervejas são chamadas de Lager ou Ales e quais são as diferenças.


Diferenças entre cervejas Lager e Ale

Os dois tipos de cervejas que existem são Lager e Ales, tem diferenças na sua produção o que gera diferenças no resultado das cervejas. Vamos ver quais são essas diferenças para entender melhor suas propriedades.

Diferença entre cerveja Lager e Ale
As cervejas Lager e ales podem se claras ou escuras, a diferença está na sua fermentação.

Diferenças nas fermentações da cerveja

Existem duas possibilidades de fermentar uma cerveja de acordo com o fermento empregado:

Cerveja de fermentação alta

Leveduras de alta fermentação geralmente são ativadas à temperatura ambiente entre 18 e 28 ºC normalmente, embora dependa do tipo de levedura. O resultado são cervejas mais turvas, mas com mais notas e aromas. Elas são usadas para as cervejas Ale.

Cerveja de fermentação baixa

As leveduras de fermentação baixa funcionam a temperaturas baixas entre 7 e 14 ºC, pelo que o mosto deve ser fermentado num frigorífico a temperaturas controladas. O resultado são cervejas mais limpas e com sabor mais simples. São leveduras usadas na fermetnação das Lager.

Cervejas de fermentação mista

Embora não sejam muito comuns, há também outro tipo de fermentação mista. Pela qual podem ser feitas cervejas Ale em baixa temperatura ou Lagers em alta temperatura. Essas leveduras não são muito comuns, mas com elas é possível fazer estilos de cerveja com diferentes qualidades.

Alguns de estes estilos são a Kolsch ou a California Common.

fabrica de cerveja
Nossa fabrica esta equipada para elaboração de cervejas Lager e Ale controlando a temperatura durante a fermentação.

Diferenças nos sabores 

As diferenças na temperatura de fermentação faz com que as leveduras Ale gerem mais esteres e fenóis do que as leveduras Lager. É por isso que podem ser encontrados em cervejas do tipo ale, mais notas e sabores do que em cervejas do tipo Lager. Enquanto nas Ale se podem encontrar notas a frutas ou especiarias, nas cervejas Lager os sabores são muito mais planos e os defeitos na cerveja se encontram muito mais facilmente.

Diferenças no aspecto

Ambos tipos de cervejas podem ser feitos com maltes claros e escuros. Por isso, você pode encontrar cervejas lager escuras como a Munich Dunkel ou cervejas claras como a Pale Ale. As diferenças na aparência estão na turbidez.

Leveduras de baixa fermentação geralmente fermentam o mosto do fundo do fermentador. Enquanto as de alta fermentação flutuam pela parte superior do mosto. Isso torna as leveduras de alta fermentação mais difíceis de filtrar, para separar a levedura da cerveja. De modo que a aparência das cervejas Ale é um pouco mais turva do que a das Lager.

Diferença entre cerveja Lager e Ale
A linha da Kremer tem cervejas de tipo Ale e Lager.

Quais são melhores as cervejas Lager ou Ale

Agora que você conhece as diferenças entre umas cervejas e outras, sabe que cada tipo de cerveja tem suas qualidades. Não há cervejas melhores, há cervejas para diferentes momentos, situações ou lugares. Cada pessoa terá seus gostos e vai querer degustar uma cerveja ou outra em cada situação.

É você quem tem que experimentar as diferentes cervejas. Na nossa loja online pode encontrar a nossa linha de cervejas especiais. E no próximo artigo falaremos sobre os diferentes estilos e tipos de cerveja, fique ligado e se inscreva na nossa newsletter, assim te avisamos cada vez que publicamos um artigo novo.