inredientes da cerveja artesanal


Ingredientes da cerveja

3 de fevereiro de 2022 | Por admin

Os ingredientes da cerveja variam, embora, nas cervejas clássicas, os componentes sejam apenas água, malte, lúpulo e fermento. Esses quatro ingredientes são básicos e sem eles você não pode chamar uma bebida de cerveja. No entanto, a cerveja também pode combinar uma infinidade de outros ingredientes, que lhe darão sabores e aromas especiais, e isso torna os estilos praticamente infinitos em todo o mundo.


CERVEJA PURO MALTE: QUAIS SÃO OS INGREDIENTES?

Nas cervejas artesanais, os principais ingredientes são água, malte, lúpulo e levedura.


Segundo a legislação brasileira atual, parte do malte da cevada pode ser substituído por adjuntos cervejeiros, que não devem exceder 45% em relação ao extrato primitivo, sendo considerados adjuntos: cevada cervejeira e outros cereais maltados ou não maltados, assim como amidos e açúcares de origem vegetal.

INGREDIENTES PRINCIPAIS DA CERVEJA ARTESANAL

1 – Água


O ingrediente mais utilizado e, portanto, um dos mais importantes. Na produção, é indispensável controlar o pH da água, uma vez que as cervejas são fabricadas em diversos lugares, utilizando a água disponível nessa região em que a produz.

É importante selecionar um tipo de água adequado ao se preparar a cerveja. Isto significa que, se você quiser reproduzir o mais fielmente possível um estilo de cerveja, deve utilizar o tipo de água que existe nas áreas onde se produz tradicionalmente essa cerveja. 

Por exemplo, as Lagers do tipo Pilsen vêm da região de Pilsen, na República Tcheca, um lugar onde as águas mais suaves do mundo estão localizadas, o que dá à cerveja um sabor e uma cor extremamente limpa. Por outro lado, a Guinness é uma cerveja do tipo Stout, muito famosa e proveniente de Dublin, zona com uma água rica em bicarbonatos e cálcio, com pH alto.

2 – Malte

O malte é um ingrediente obtido a partir de vários tipos de cereais. Tais cereais são germinados em um processo chamado de malteação, obtendo assim o malte. Esse malte pode ser de cevada, trigo, centeio e espelta.

Os cereais são torrados para atingir os diferentes sabores e aromas das cervejas. Quanto mais torrados forem, mais notas darão à cerveja final. Quanto mais torrados estiverem, os maltes conterão menos açúcares fermentáveis. Ao fabricar uma cerveja, são utilizadas pequenas quantidades de maltes mais torrados para dar sabor e aroma, juntamente com os menos torrados, os quais contribuem com os açúcares fermentáveis.

Uma vez obtido o malte do cereal, ele deve ser macerado, na brasagem, para se obter os açúcares fermentáveis a partir do amido dos grãos de malte. Os grãos de malte são mergulhados em água quente não fervida, produzindo o mosto de cerveja, de sabor muito doce.

ingredientes da cerveja malte
Os cereais malteados, formam os grãos de malte

3 – Lúpulo

O lúpulo é usado para dar amargura, sabor e aroma à cerveja. Ao contrário de outras plantas que também poderiam ser usadas, o lúpulo tem sido o ingrediente mais apropriado, devido ao seu poder bactericida.

Há centenas de versões da planta Humulus lupulus pelo mundo e cada uma delas dá à cerveja características específicas. Por isso, é um dos ingredientes da cerveja mais complicados de dominar, devido a sua grande variedade.

O lúpulo é utilizado no início da fervura para dar o amargor. O lúpulo aromático, que dá sabor e especialmente aroma, é usado em pequenas quantidades no final da fervura ou fazendo um dry hopping.

lupulo o ingrediente da cerveja
Algumas cervejas contem uma grande quantidade de lúpulo, é por isso que som bem amargas.

4 – Levedura

O fermento é um dos principais ingredientes da cerveja, mas ele só foi adicionado à fabricação dela mais tarde. Até 1857, a levedura não tinha sido descoberta pelo cientista francês Louis Pasteur. Até então, a cerveja era fermentada a temperatura ambiente e eram as leveduras selvagens que convertiam os açúcares fermentáveis em álcool. Isso fazia com que a cerveja fosse contaminada com frequência. A descoberta da levedura e a sua utilização fez com que a fabricação de cerveja pudesse ser feita de forma muito mais controlada, aumentando imediatamente a qualidade das cervejas de todo o mundo.

As porções e os tipos de fermentos ganham atenção na fabricação de cerveja, pois isso pode adicionar sabores indesejados à bebida. A levedura é incorporada logo que o mosto com lúpulo é adicionado ao fermentador. Após um período de fermentação controlado a uma determinada temperatura, os açúcares fermentáveis são convertidos em álcool. As leveduras podem ser diferenciadas pela sua temperatura de fermentação – existem as de fermentação alta e as de fermentação baixa.

CERVEJA ARTESANAL + ESPECIARIAS

Na categoria cerveja artesanal, especiarias, açúcares ou outros ingredientes são selecionados para dar um toque especial ao sabor e ao aroma da bebida.

Por um lado, são usados para dar mais força ao sabor da cerveja. Você deve conhecer: trigo torrado, arroz em flocos, aveia em flocos ou milho em flocos. Estes ingredientes adicionam sabores e cores muito originais, de acordo com o estilo de cerveja que se está procurando.

Por outro lado, a cerveja também é preparada para que, durante a fermentação, o mosto contenha mais açúcares fermentáveis, aumentando o teor alcoólico obtido. Para isso, pode-se usar alguns ingredientes, como açúcar candy (muito utilizado nas dubbel e tripel belgas), mel ou melaço.

Também é possível adicionar alguns ingredientes à fabricação de cerveja artesanal, como: cardamomo, coentro, anis, canela, alcaçuz, baunilha, pimenta, morangos, casca de laranja, casca de limão ou qualquer elemento nativo, que dá à cerveja o caráter de um determinado lugar.

ingredientes especiais das cervejas

As cervejas são divididas em estilos.

Cada estilo de cerveja tem características distintas, que são conferidas por seus ingredientes. Existem, portanto, estilos que são feitos com certos ingredientes, tais como as Witbier, que são cervejas de trigo elaboradas com casca de laranja e sementes de coentro.

Em nosso próximo artigo sobre os tipos de cervejas, explicamos os diferentes estilos que existem.