
Tipos de cerveja
Há uma imensa variedade de estilos e tipos de cervejas diferentes. Eles podem ser encontrados em todo o mundo, e são diferenciados pelos ingredientes locais que são usados na sua produção, como água, maltes, lúpulos e leveduras locais. Além disso, são usados ingredientes especiais de cada área geográfica, que torna os estilos de cerveja praticamente infinitos. Como o nosso estilo brasilerio, a Catarina Sour, são usadas frutas tropicais na sua elaboração.
Tipos de cerveja artesanal
Certamente se você está aqui é porque em algum momento você se perguntou: Quantos estilos de cervejas existem no mundo?
Então existem infinitos estilos de cerveja, cada estilo de cerveja é elaborado com ingredientes diferentes que formam esse estilo.
A água é o ingrediente que é usado em maior quantidade ao preparar a cerveja, por isso influencia muito no resultado final, o pH e as sais minerais da água influenciam notavelmente o sabor final. Por isso, é preciso diferenciar as águas que dão um sabor limpo e com elas se elaboram as Lager, por exemplo. E as águas duras que têm um pH alto, são usadas para fazer cervejas com sabores mais fortes.
Os Maltes e lúpulos também influenciam a cerveja. Existem muitos tipos de lúpulo de acordo com as zonas geográficas de onde provêm. Os mais usados são o lúpulo europeu, americano e australiano. Os lúpulos podem ser usados para adicionar amargor e aroma, dependendo do tipo de lúpulo e o momento no que o agregamos.
Mesmo as leveduras influenciam o sabor e o aroma da cerveja. As cervejarias mais famosas mantêm suas cepas de levedura trancadas para que ninguém consiga imitar suas cervejas, algo como a receita da coca-cola, mas neste caso o ingrediente secreto é o fermento.
Mas, mesmo que existam infinidade de estilos de cerveja elaborados tradicionalmente em diferentes regiões do mundo. Podemos diferenciar entre três tipos de cerveja: as de fermentação alta, fermentação baixa e fermentação mista. Assim como já explicamos no artigo anterior as diferenças entre cerveja de alta e baixa fermentação, essas cervejas são as lager e as ales. No nosso artigo anterior explicamos as diferenças entre cervejas Ale e Lager.
Tipos de cerveja Lager
As cervejas Lager destacam-se principalmente por se elaborarem com leveduras de fermentação baixa, portanto são fermentadas a baixas temperaturas, estas leveduras atuam no fundo do fermentador. Isso lhes dá uma cor limpa com sabores simples, sem muitas notas na boca. São cervejas muito refrescantes e, normalmente, com graduações alcoólicas baixas.
Tipos de cerveja Ale
Por outro lado, as cervejas do tipo Ale são fermentadas à temperatura ambiente com leveduras de alta fermentação. Estas leveduras, ao contrário das altas fermentações, flutuam pelo fermentador, pelo que é mais complicado separá-las do mosto ou filtrá-las. Esta é uma das razões pelas quais as Ales geralmente são mais turvas, mesmo as artesãs geralmente têm um poço de fermento no fundo das garrafas.
Os sabores destas cervejas são muito variados e têm notas de todos os tipos. Há uma grande variedade de Ales e elas são relativamente fáceis de fabricar por cervejeiros caseiros, já que o mosto não precisa ser resfriado durante a fermentação.
Escolas cervejeiras no mundo
Atualmente, as cervejas são feitas em todo o mundo, mas existem quatro áreas geográficas que desenvolveram a maioria dos estilos de cerveja que conhecemos, por sua proximidade com os principais ingredientes, por sua tradição ou pelo desenvolvimento de técnicas, conhecemos as seguintes escolas de cerveja:
Escola Alemã e Austríaca
Os alemães são grandes cervejeiros e provam isso organizando a maior festa da cerveja, a Oktoberfest de Munich. Mas, além de consumir grandes quantidades de cerveja, eles também sabem como fazer e muito bem.
Eles são muito tradicionais, e por isso criaram a lei de pureza alemã (Reinheitsgebot), criada em 1516, e pela qual se estabelecia que a cerveja só poderia ser fabricada a partir de três ingredientes, água, cevada maltada e lúpulo. Lei que ainda estava em vigor em algumas áreas da Alemanha até 1986.
Alguns estilos muito conhecidos criados pelos alemães são as cervejas de trigo (Weissbier), as cervejas lager tipo Helles ou as cervejas ácidas como as Berliner Weisse.

Escola Belga e Francesa
Os mosteiros da Bélgica fabricam cervejas desde a Idade Média e a tradição chegou até hoje, às mais famosas cervejarias artesanais do mundo, onde se fabricam Dubbel, Tripel, Golden, Witbier, Lambic entre outros estilos belgas.
As cervejas belgas se destacam sobretudo pelas suas leveduras especiais. Cepas cuidadosamente guardadas durante séculos para que ninguém mais consiga elaborar esta bebida com o sabor característico das Abadias.
Os belgas são especialistas mestres cervejeiros e adoram inovar. Eles adicionam cristais de açúcar candy às cervejas para que elas tenham um teor alcoólico maior. Além disso, fazem cervejas com sabores como a Witbier que é elaborada com casca de laranja e sementes de coentro.

Escola britânica
Os britânicos inventaram a maioria dos estilos que são conhecidos atualmente.Eles são grandes especialistas no mundo das cervejas de alta fermentação. Criaram estilos como Pale Ale, IPA (India Pale Ale), Porter, Mild, Brown Ale, Stout, entre outros.
Também não podemos imaginar um pub inglês sem suas cervejas, e é que na maioria dos pubs ingleses eles oferecem bebidas artesanais que eles mesmos fazem em suas microcervejarias.
Escola norte americana
Os norte-americanos herdaram a tradição de fazer cerveja dos britânicos. Eles fabricam cerveja desde há pouco tempo, comparado com as outras escolas, mas o interessante das suas produções está nos lúpulos locais, que usam em suas cervejas. Muito mais aromáticos que os lúpulos europeus, por isso criaram estilos de cerveja inovadores e atuais muito mais aromáticos.
Estas cervejas têm em comum que são feitas com ingredientes americanos (malte, lúpulo e leveduras). Embora se observe a influência colonizadora inglesa em seus estilos como American Pale Ale, American IPA, American Porter, com o passar do tempo foram aparecendo cervejas com uma identidade própria como por exemplo a NEIPA (New England Indian Pale Ale), Hazy IPA, Steam Beer.

Tipos e Estilos de cerveja
Assim como já falamos em este artigo, existem infinitos estilos de cerveja no mundo. Cada um deles criado numa área determinada pela proximidade aos diferentes ingredientes (água, malte, lúpulo e levedura). Embora que hoje com a tecnologia é possível criar qualquer estilo de cerveja em qualquer lugar do mundo.
Mas cada estilo tem sua tradição e foram criados numas condições e por umas razões históricas. Nos próximos artigos falaremos sobre cada um desses estilos. Primeiramente falaremos sobre a India Pale Ale e porque foi criada. Fique ligado, se inscreva na nossa newsletter e avisamos você com os novos artigos.