
Vai de Lager ou Ale? Saiba a diferença ao escolher sua cerveja.
Na hora de pesquisar qual cerveja levar, basta uma rápida olhada no rótulo que essas duas palavras surgem como opção na hora da escolha, mas nem sempre é possível saber de cara quais são as diferenças entre uma cerveja estilo Lager e Ale. De forma bem resumida, a principal diferença entre ambas é a fermentação de cada uma. São fermentadas à base de malte de cevada, claro, mas o processo é distinto, assim como as temperaturas são variadas.
De origem Alemã, algumas cervejas produzidas em Baviera, no sul do país, começaram a ser fermentadas em locais com baixa temperatura como cavernas e montanhas. Esse experimento resultou numa bebida mais leve e clara: Lager – palavra que traduzida para a língua portuguesa significa “armazenamento”, que refere-se, portanto, à baixa fermentação no processo que é feito com temperaturas baixas entre 5°C e 13°C. Sua levedura é chamada Saccharomyces Pastorianus, o que marca o aroma da Lager com sabores das matérias-primas que foram feitas: malte e lúpulo.
Já como oposto de baixa fermentação e temperatura, a cerveja tipo Ale é conhecida pela alta fermentação. Sua levedura chamada Saccharomyces Cerevisae suporta temperaturas mais altas, e chega perto de 25 ºC, o que ajuda a caracterizar a bebida com uma diferente coloração, aromas e sabores mais intensos, sendo boa parte com notas de frutas de subprodutos gerados pela levedura.
Aprendido a diferença entre o processo de produção, que resulta na peculiaridade do sabor de cada uma, é hora de partir para a escolha e há um leque de opções muito conhecidas de ambas. A mais popular da Lager é a cerveja Pilsen, mas ainda há outras opções como a Kremer Golden, uma Puro Malte American Lager, que prova a leveza da Lager equilibrando o lúpulo com leve adocicado e delicado amargor.
Já na família Ale, uma das mais conhecidas é a IPA, a Puro Malte India Pale, como a Kremer IPA que, com intenso amargor e notas de madeira nobre, prova como é característica única de sua levedura. Mas, para além da coloração acobreada, quem prefere a bebida mais clara, pode optar pela amarelo-palha como a Kremer Weiss, que prova o lado frutado da Ale com notas de banana e cravo.
Agora sim! É só escolher a que mais se encaixa com seu gosto e harmonizar com os pratos ideais para cada bebida. Continue nos acompanhando por aqui para saber como.
E aí, curtiu as dicas?
Reunimos aqui os pontos principais para você conservar melhor essa bebida tão especial que é a cerveja, mas também queremos saber como é que você costuma armazenar aí na sua casa. Que tal contar pra gente? Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e nos siga também no Instagram.
É sempre bom lembrar que estamos também no Linkedin, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!
Para garantir sua Kremer sem sair de casa, é só acessar nossa loja online e fazer suas escolhas!
Cuide bem da sua Kremer e até o próximo post!